Histórico

 

 

 

Afirmam alguns estudiosos do Origami que o hábito de dobrar papéis é tão antigo quanto a existênciada da primeira folha de papel obtida na China, há aproximadamente 1800 anos, pela maceração de cascas de árvores e restos de tecidos.

Quando o papel foi introduzido no Japão entre os séculos VI e X por monges budistas chineses,ele somente era acessível à nobreza, por se tratar de um produto de luxo, utilizado em festas religiosas e na confecção dos moldes dos quimonos. Os japoneses transmitiam as figuras que criavam através da tradição oral, onde as formas eram passadas de mãe para filha. Como nenhum desenho tinha sido registrado em livros até então,somente as dobraduras mais simples eram mantidas. As primeiras instruções escritas sobre o Origami apareceram em 1797 com a publicação do 'Senbazuru Orikata' (Como Dobrar Mil Garças). Só então, a partir da fabricação do seu próprio papel, o restante da população começou a aprimorar essa arte secular do Origami, que deixou de ser transmitida somente de pais para filhos, desde 1876, passando a fazer parte integrante do currículo escolar desse país. A palavra 'Origami' foi cunhada em 1880 a partir das palavras 'ori' (dobrar) e 'kami' (papel). Antes disto essa arte era conhecida comoOrikata.

Enquanto isso, na Europa, a arte das dobraduras em papel também estava sendo desenvolvida na Espanha. Os árabes trouxeram o segredo da fabricação do papel para o Norte da África e, no século VIII os mouros levaram este segredo até a Espanha. A religião dos mouros proibia a criação de qualquer figura simbólica, de modo que as dobraduras em papel eram usadas por eles apenas para estudar a Geometria presente nas formas e nas dobras. Depois que os mouros foram expulsos da Europa, os espanhóis foram alémdos desenhos geométricos edesenvolveram a papiroflexia uma arte popular até hoje na Espanha e na Argentina.

Pelo fato de essa arte-magia, como gosto de defini-la, ter sido aprimorada e divulgada no Japão, tornou-se internacionalment conhecida pelo nome de Origami, cujo significado etimológico é "dobrar"(ori) e "papel"(kami). Quando pronunciadas juntas, o "k"é substituido pelo "g".

Durante século, nesse país do Sol Nascente (como é chamado o Japão), Origamis representando determinados objetos eram queimados no ritual dos funerais, com a intenção de que os espíritos das pessoas falecidas pudessem assim obter em outras vidas tudo que almejavam. De fato, a palavra que significa papel, 'kami'. As figuras associadas às cerimônias Shintoístas permaneceram intocadas através dos séculos.

Cédulas imitando dinheiro e postas em envelopes vermelhos, confeccionados em Origami, eram também queimadas durantes as festas de casamento, a fim de trazer prosperidade ao casal.

As várias maneiras de se dobrarem papéis possuem diferentes siginificados simbólicos no Oriente. Assim, pois, no Japão o sapo representa o amor, a fertilidade; a tartaruga, a longevidade, e o tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido por grou ou cegonha, siginifica boa sorte, felicidade, saúde. Diz ainda a lenda que quem fizer mil tsurus, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados.

TSURU

No Japão, todos os anos - no dia 6 de agosto - são depositados inúmeros tsurus no mausoléu erigido em homenagem aos que morreram na tragédia atômica de Hiroxima, com a intenção de que isso jamais venha a se repitir.

Hoje em dia podemos encontrar grandes mestres em dobraduras praticamente no mundo todo. Novas e melhores técnicas de dobradura desenvolvidas atualmente deixariam boquiabertos os mestres da antiguidade... Enquanto na antiguidade era considerada uma proeza a criação de uma dobradura que apenas representasse um inseto, por exemplo - com corpo segmentado e múltiplas pernas - hoje em dia a criação de insetos anatomicamente correto é bastante corriqueira, sendo que o desafio atual consiste em criar insetos de espécies reconhecíveis...


Referências:
Livro: "As Dobraduras de Papelino" de Maria Helena Costa Valente Aschenbach.

Livro: "Folding the Universe", de Peter Engels 

 

Voltar
O que é Origami | Exemplos | Histórico | Simbologia do Tsuru