Faço essa homenagem à Elvis Presley que para mim, FOI, É e SEMPRE será o melhor cantor da história do rock`n roll.
Nascimento
Elvis Aaron Presley nasceu em Tupelo, Mississippi, Estados Unidos, em 8 de janeiro de 1935. Filho de Vernon e Gladys Presley, Elvis teve um irmão gêmeo, Jesse, que morreu ao nascer, infortúnio que ele atribuiu à situação de pobreza completa de sua família.
A Infância de Elvis
Elvis conviveu com a música, praticamente desde que ele nasceu. Em 1945, motivado pela sua professora, Elvis cantou "Old Shep", em um concurso, e a atuação do menino agradou bastante, acabando de ganhar o segundo lugar, que lhe dava o prêmio de 5 dólares e ingressos grátis para todos os brinquedos de um parque de diversões.
Em meados de 1946, Elvis ganhou seu primeiro violão e aprendeu com seu tio, Vester, algumas técnicas sobre o manuseio do instrumento. Elvis estudou e formou-se em eletricista em 1943.
Todavia, no ano de 1948, a família de Elvis buscando melhores dias, transferiu sua residência para Memphis, Tennesse, cidade sudoeste do estado, conhecida por preservar os ritmos musicais que marcaram a cultura negra americana. O pai de Elvis conseguiu um emprego numa companhia de pintura e sua mãe, Gladys Love, passou a trabalhar como enfermeira. Elvis frequentou a escola L.C.Humes e nas horas vagas fazia bicos como lanterninha. Elvis entrou na adolescência, como sendo um rapaz calmo e reservado, no entanto possuía um gosto muito pronunciado por vestir-se nos modes das roupas que os cantores country da época utilizavam. Elvis vestia-se de uma forma pouco usual, além de usar cabelo escovinha, gabando-se do seu belo topete e costeletas. Muitas vezes ridicularizado por seu colegas da Humes, Elvis acabava se metendo em encrencas. O garoto se interessava seriamente por gospel, idolatrando grupos como The Blackwoods, The Statemen e J.D. Summer and The stamps.
Memphis Recording
Servise
No começo de janeiro de 1954, Elvis, que já tinha gravado duas música na Memphis Recording Service, volta para gravar "Casual Love Affair" e "I`ll never stand your way". Em abriu do mesmo ano, Phillips precisando de um vocalista para gravar uma música chamada "Without you", após ouvir vários cantores, chamou Elvis. Em junho de 1954Elvis voltou à Sun para junto do guitarrista Scotty Moore e do baixista Bill Black, gravar algumas músicas, a primeira "I Love you because", escrita por Leon Payne. E dentro de uma pausa na gravação, começaram a tocar a música "That`s All Right Mama", blues de Arthur "Big Boy" Crudup. Phillips, gostanto daquilo que estava ouvindo, começou a gravar. Continuaram gravando outras músicas como "Blue Moon of Kentucky", um bluegrass de Bill Monroe. E dessa mistura da música negra e do country, nascia um son novo: Rock`N Roll. Em julho de 1954, Phillips levou um acetato da música de Elvis para ser tocado no programa de Dewey Phillips, tendo uma recepção estrandosa, de tal forma a levar o dono da Memphis Recording Service e da Sun mandar que fossem prensadas cinco mil cópias dele.
Coronel Thomas Parker
Em Agosto de 1955, Elvis asssinou um acordo formal com o controvertido coronel Tom Parker. Thomas Andrew Parker, entrou na vida de Elvis tornando-se seu empresário e acompanhando-o até o fim da sua vida. O coronel era irlandês, morava ilegalmente nos Estados Unidos, e talvez por isso, Elvis nunca se apresentou fora do país. A relação do cantor com o empresário, sempre foi distanciada, não se interessando pelos problemas de Elvis, seus relacionamentos amorosos e sua dependência dos remédios. Raramente o coronel interferia na vida pessoal do cantor e Elvis lhe respeitava por tal atitude. A primeira tarefa de Parker foi a de tirar Elvis da Sun e levá-lo para uma gravadora de grande porte, nesse percurso, acabou por rejeitar ofertas da Decca, Columbia e Dot, Parker assinou com a RCA. Phillips recebeu pelo passe do cantor, 35 mil dólares, uma fortuna na época. Elvis saiu com cinco mil dólares e a RCA ainda ficou com todos as matrizes que Elvis gravou na Sun. Para fechar o ano com chave de ouro, "Mystery Train" chegou ao primeiro posto da parada country.